- Download 2023 Curso Rateio Sugestões:
t.me/drivedodinheirobot
Considere o seguinte cenário: você trabalha duro durante meses (ou anos) para comprar um carro de R$ 200 mil, enquanto um modelo de R$60 mil atenderia as suas necessidades.
Agora, você terá de gastar muito mais em seguro, manutenções e IPVA. Com o carro mais barato você talvez topasse parar na rua, mas o mais caro precisa de estacionamento. Se der qualquer batida, os reparos ficarão muito mais caros.
Em suma, você precisará trabalhar muito mais para manter um objeto que continuará a sugar seu dinheiro – recursos estes que poderiam ser utilizados de forma muito mais produtiva.
Soa como um ciclo vicioso, não concorda?
É exatamente esse alerta que Robert Kiyosaki faz em “Pai Rico, Pai Pobre”.
No livro, Kiyosaki afirma que os ricos compram ativos, os pobres só têm despesas e a classe média compra passivos pensando que são ativos.
“Mas Bruno, o que são ativos e passivos?”.
Neste ponto, Kiyosaki utiliza um conceito que difere do entendimento tradicional da contabilidade.
Ativo é tudo aquilo que gera um fluxo de caixa positivo para o seu proprietário, ou seja, que coloca dinheiro no seu bolso. Alguns exemplos são imóveis para aluguel, ações que pagam dividendos, títulos que rendem juros e até negócios que geram lucro.
Os passivos, por outro lado, geram fluxo de caixa negativo, ou seja, consomem o seu dinheiro ao invés de gerar retorno financeiro. Alguns exemplos são carros caros, casas grandes e outros bens de consumo que exigem altos gastos mensais.
Lá atrás eu tomei a decisão de investir o meu dinheiro em ativos que, no futuro, me possibilitassem comprar os meus passivos – e foi isso que me permitiu largar o exército e atingir a liberdade financeira antes dos 30 anos.
Ainda hoje, toda vez que avalio comprar um novo bem, me questiono: quanto eu preciso ter de patrimônio investido para custear este passivo?
Não se trata apenas de ganhar dinheiro, mas também de fazer escolhas inteligentes sobre como usá-lo.
Os dois primeiros módulos do Viver de Renda são voltados justamente para quebrar crenças limitantes sobre o dinheiro e ajudar você a controlar seus gastos.
Referência: %t.me/drivedodinheirobot%